Na imagem ao lado, a rainha má se enfurece com o espelho. Ele não tem o menor pudor em afirmar que Branca de Neve é a mais bela do reino.
Do ponto de vista da psicanálise freudiana, o duplo especular possui uma existência independente do meu "eu".
Ainda nas palavras de Freud, esse duplo pode estabelecer relações tensas ou harmoniosas com sua gênese.
Caso o "eu" veja afinidades positivas com seu duplo, a relação será de reconhecimento positivo, de identificação associativa.
Mas, se o "eu" originário julgar que não haja correspondência com o duplo e que um se difere do outro, a tendência será negativa.
Apesar da relevância dos estudos freudianos, a relação do "eu" com seu duplo virtual é menos dualista. Esse contraste ocorre na medida em que nos tornamos atores que representam uma teatralização da própria existência.
O sociólogo canadense Erving Goffman emprega a metáfora das máscaras sociais para se referir aos processos interacionais estabelecidos entre os indivíduos. Para cada palco de atuação, escolhemos uma máscara mais adequada. Aquela que falseia nosso "eu" íntimo e permite a aceitação pelo grupo.
Não é difícil entender porque as redes sociais estão cheias de fotografias e textos de felicidade, de ações bem-sucedidas. A família feliz, o namorado novo, a celebração com os amigos. Sim, são momentos que podem possuir seu fundo de verdade. Mas também são teatralizações do cotidiano.
Ao lado do espelho que reflete a melhor imagem, há sempre um voz a dizer: "Vós, minha rainha, sois a mais bela por aqui, mas Branca de Neve é mil vezes mais bonita!"
Daí, segue a frustração de cada um, que não imobiliza, mas acentua a disputa de egos. Fazem-se outras fotos, escrevem-se outros textos, postam-se outras conquistas. Tudo numa mistura ininterrupta de jogo e espetáculo.
As máscaras confirmam a carnavalização da cultura virtual. A inversão dos papéis, tipica dos entrudos, segundo Bakhtin, não termina na terça-feira gorda. Mas se renova na instantaneidade de cada post.
Por falar em instantaneidade, qual máscara você pretende usar hoje?
Por falar em instantaneidade, qual máscara você pretende usar hoje?
Nenhum comentário:
Postar um comentário